Eleições 2024: conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte

Translator
 
 
 
 

 

A pouco mais de cinco meses do primeiro turno das Eleições 2024, a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte tem pelo menos 12 nomes consolidados.
Eleições 2024: veja as principais datas do calendário eleitoral e as novidades para a votação

Conheça abaixo os pré-candidatos, em ordem alfabética:

Ana Paula Siqueira

Pré-candidata pelo Rede Sustentabilidade, a assistente social foi eleita deputada estadual pela primeira vez em 2018 e reeleita em 2022.
Ana Paula Siqueira tem como prioridades a ampliação do diálogo com a população, a realização de visitas em toda a cidade e a promoção da dignidade das pessoas.

Bella Gonçalves

Pré-candidata pelo PSOL, a cientista política Bella Gonçalves foi vereadora de Belo Horizonte e, atualmente, é deputada estadual de Minas Gerais.
Defende pautas como direito à moradia, à cidade e à mobilidade urbana, condições dignas de trabalho e proteção dos direitos humanos.

Bruno Engler

Pré-candidato pelo PL, Bruno Engler exerce o segundo mandato como deputado estadual de MG – nas eleições de 2022, ele foi o candidato mais votado do estado, com 637.412 votos.
Já foi coordenador do Movimento Direita Minas e defende bandeiras como valorização dos agentes de segurança e luta contra a “doutrinação” nas escolas.

Carlos Viana

Pré-candidato pelo Podemos, Carlos Viana é senador por Minas Gerais desde 2017. Em 2022, foi o candidato do PL ao governo do estado.
Jornalista, ele defende a atuação das polícias e soluções para a população em situação de rua e para o transporte coletivo de Belo Horizonte.

Duda Salabert

Pré-candidata do PDT à prefeitura, já foi vereadora de Belo Horizonte e, em 2022, foi eleita a primeira deputada federal trans de Minas Gerais, com 208.265 votos.
Professora de literatura e ambientalista, Duda Salabert defende a transformação da cidade por meio da educação e a valorização dos docentes.

Fuad Noman

Pré-candidato pelo PSD, Fuad Noman é o atual prefeito de Belo Horizonte. Ele assumiu a gestão municipal em março de 2022, quando Alexandre Kalil se tornou pré-candidato ao governo de Minas.
Bacharel em Ciências Econômicas, já foi secretário estadual de Fazenda, entre 2003 e 2007, no primeiro mandato de Aécio Neves. Tem como prioridades o transporte público e o combate a enchentes.

Gabriel

Pré-candidato pelo MDB, Gabriel é vereador de Belo Horizonte pelo segundo mandato consecutivo e presidente da Câmara Municipal desde 2023.
Jornalista, publicitário e advogado, atua em defesa do transporte público e defende como prioritárias as pautas de moradia e saúde.

Luísa Barreto

Pré-candidata do Novo à prefeitura, Luísa Barreto é servidora de carreira, graduada em políticas públicas e gestão governamental e secretária estadual de Planejamento e Gestão desde 2021.
Ela quer priorizar a realização de estudos para a nova concessão do transporte público de Belo Horizonte e a atração de investimentos para equipamentos públicos por meio de privatizações.

Mauro Tramonte

Pré-candidato pelo Republicanos, o jornalista Mauro Tramonte assumiu o segundo mandato de deputado estadual de Minas Gerais em 2023.
Na Assembleia Legislativa, atua em defesa dos setores de turismo e gastronomia e no apoio ao esporte e à cultura.

Paulo Brant
Pré-candidato pelo PSB, Paulo Brant é engenheiro e economista. Já foi vice-governador de Minas Gerais, na primeira gestão de Romeu Zema (Novo), e secretário estadual de Cultura, no governo de Aécio Neves.
Destaca como questões prioritárias a mobilidade urbana, a segurança e a população em situação de rua da cidade.

Rogério Correia

Pré-candidato pela Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, Rogério Correia é deputado federal pelo segundo mandato consecutivo. Já foi deputado estadual de Minas Gerais por quatro legislaturas, além de vereador de Belo Horizonte.
Ele defende a participação popular na gestão, investimentos em programas sociais e realização de obras estruturantes de saneamento, moradia e mobilidade urbana.

Wanderson Rocha

Pré-candidato pelo PSTU, Wanderson Rocha é professor e pedagogo e já foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sind-REDE/BH).
Ele defende uma alternativa que fortaleça a luta dos trabalhadores e a participação popular na definição do orçamento.

 

Fonte: G1